Lição
9 - O Primeiro Projeto de Globalismo
Lições Bíblicas do 1º
trimestre de 2020 - CPAD - Classe de Adultos - Data da Aula
- 01 de
Março de 2020.
Texto Áureo
"Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali
confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os
espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra." (Gn 11.9)
Verdade Prática
O globalismo afronta os propósitos de Deus
quanto ao povoamento e ao governo da Terra.
Leitura diária
Segunda - Gn 9.1,7 - A multiplicação da
família de Noé
Terça - Gn 9.22 - A apostasia de Cam
Quarta - Gn 9.29 - A morte de Noé
Quinta - Gn 10.8,9 - A ascensão de Ninrode
Sexta - Gn 11.1-10 - A tentativa de
unificação global
Sábado - Gn 12.1,2 - A chamada de Abraão
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 11.1-9
1 - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma
fala.
2 - E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra
de Sinar; e habitaram ali.
3 - E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e
queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4 - E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre
cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome,
para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 - Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que
os filhos dos homens edificavam;
6 - e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos
têm uma mesma língua; e isto é o que
começam afazer; e, agora, não haverá
restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua,
para que não entenda um a língua do outro.
8 - Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e
cessaram de edificar a cidade.
9 - Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o
SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR
sobre a face de toda a terra.
HINOS SUGERIDOS - 185, 274, 383 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Evidenciar que o globalismo afronta os propósitos de Deus no
mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I - Apresentar a segunda
civilização humana a partir de Noé;
II -
Explicar o globalismo de Babel;
III
- Expor a intervenção de Deus em Babel.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
As Escrituras revelam que um projeto global de poder que tire Deus do
centro é, por natureza, maligno. Isso foi registrado nas
Sagradas Escrituras. A partir de um projeto global de poder, homens
intentaram construir um "mundo particular" em que Deus não
faria mais parte dele.
Em pleno século XXI assistimos a esse mesmo projeto global
de poder. Suas cores foram modificadas, mas a essência
continua a mesma: Uma cultura secular que, no "espirito do
Antricristo", projeta um estilo de vida sem Deus, uma espiritualidade
fabricada e uma religião produzida. Entretanto, como na
civilização de Babel, Deus continua a intervir
poderosamente no mundo, mostrando ao homem que seus intentos
têm limites. Ele continua a governar o mundo.
PONTO CENTRAL
O globalismo afronta os propósitos de Deus no mundo.
INTRODUÇÃO
Hoje, estudaremos a primeira iniciativa de se globalizar a Terra. Essa
apostasia teve lugar em Sinear, na Mesopotâmia. Ali, homens
ímpios e dissolutos incitaram a descendência de
Noé a aglomerar-se num só lugar, sob um
único governante. Foi assim que nasceu o globalismo: uma
doutrina contrária ao propósito divino quanto
à povoação e ao governo da Terra.
Em seguida, veremos como se deu a intervenção do
Senhor naquele projeto insano. Num único ato, Deus confundiu
a língua dos filhos de Noé, e os espalhou pelos
mais remotos continentes e ilhas. Finalmente, constataremos como o
Senhor deu início à linhagem piedosa de Israel,
chamando o patriarca Abraão a viver pela fé.
Que Deus nos ajude a compreender mais esta lição
extraída de sua maravilhosa e insondável Palavra.
Seja-lhe tributada toda a glória. Amém!
I- A SEGUNDA CIVILIZAÇÃO HUMANA
Neste tópico, veremos que, após o
Dilúvio, o Senhor firmou uma nova aliança com
Noé. E, assim, o patriarca deu início
à segunda civilização humana. Todavia,
o seu filho mais novo, rebelando-se, inaugurou outro período
de decadência e menosprezo em relação
aos mandamentos divinos.
1. A apostasia de Cam e de Canaã.
O episódio da vinha de Noé acabou por revelar a
irreverência de Cam, o seu filho caçula, e a
maldade de seu neto, Canaã (Gn 9.20-29). Tinha
início, ali, uma apostasia que, se não fosse a
interferência divina, comprometeria a ordem de povoar a Terra.
Assim como a cultura caimita induzira os filhos de Sete ao pecado, o
modo de vida de Cam e de seu filho, Canaã, pôs-se
a influenciar a descendência de Sem e de Jafé ao
pecado e à iniquidade (1 Co 15.33).
2. O enfraquecimento da doutrina de Noé.
Com a multiplicação de seus filhos,
Noé começa a perder o controle espiritual e moral
sobre estes; sua doutrina já não era seguida como
antes. Haja vista que. Cam, seu filho, viu a nudez de seu pai, e
propagou-a a seus dois irmãos, um desrespeito à
dignidade de Noé (Gn 9.20-24).
Sim, faltou muito pouco para que esta nova
civilização tivesse o mesmo destino da anterior.
Além do mais, Noé não estaria para
sempre com os seus descendentes, a fim de refrear-lhes os excessos e
desatinos (Gn 9.29).
3. O descaso para com o mandamento divino.
Apesar de sua prodigiosa multiplicação, os filhos
de Noé ignoraram a ordem divina quanto à
povoação da Terra (Gn 9.7). Ao invés
de se espalharem, aglomeraram-se desobedientemente num só
lugar.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O filho mais novo de Noé rebelou-se e inaugurou outro
período de decadência e apostasia aos mandamentos
divinos.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Mostre aos alunos que a história narrada no presente
tópico encontra-se em Gênesis 9.18-29.
Contextualize-os do encadeamento do relato bíblico: (1)
Noé embriaga-se com o vinho; (2) Sua nudez foi vista pelo
seu filho mais novo. Cam; (3) Cam desdenhou de seu pai aos seus
irmãos, mas estes cobriram imediatamente a nudez de
Noé; (4) Ao recuperar os sentidos, Noé
não deu sua bênção a Cam e
concentrou maldição a Canaã, seu neto,
filho de Cam. É bom lembrar que a descendência de
Canaã foi marcada por imoralidades agudas, sendo assim,
fonte de muita corrupção para os israelitas. Esse
relato trágico prepara o contexto simbólico que
forjará a Torre de Babel e sua consequências.
II - O GLOBALISMO DE BABEL
Naquele estágio, a civilização
iniciada por Noé dispunha de todos os fatores, para criar
uma sociedade ímpia e globalista: uma só
língua, um só povo e uma só cultura.
Levemos em conta, igualmente, a ascensão de Ninrode e a
tecnologia já acumulada para se construir a cidade e a torre
de Babel.
1. Uma só língua e um
só povo.
Até aquele momento, como já vimos, a humanidade
falava um só idioma e constituía-se num
único povo (Gn 11.1). Pelo que inferimos do texto sagrado,
não havia sequer dialetos ou sotaques; a unidade
linguística era absoluta. Aliás, o mesmo se pode
dizer de sua cultura.
O problema não era a unidade, mas a
unificação que se estava formando. Certamente, o
Anticristo se aproveitará de uma
situação semelhante, a fim de implantar o seu
reino logo após o arrebatamento da Igreja (Ap 13.6-8).
A ordem de Jesus é que o Evangelho não se
concentre em Jerusalém, mas que alcance os confins da Terra
(At 1.8).
2. A construção de Babel.
Os filhos de Noé não eram ignorantes nem careciam
de tecnologia, pois haviam sido capazes de executar o projeto da arca
(Gn 6.14-16). E, de tal forma a construíram, que o grande
barco resistiu aos ímpetos do Dilúvio. Por
conseguinte, a construção de uma cidade, em cujo
epicentro havia um arranha-céu, era apenas uma
questão de tempo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A civilização de Noé dispunha de
grandes elementos para forjar uma sociedade globalista: uma
só língua, um só povo e uma
só cultura.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
"O cenário desta história curta, mas intrigante,
forma-se depois do dilúvio com os descendentes de
Noé que se agruparam por uma língua comum e logo
começaram a migrar para novos territórios. [...]
A história nos conta que, em assembleia, os novos habitantes
de Sinar tomaram uma decisão totalmente fora da vontade de
Deus. O propósito da ação proposta
é claro. Queriam fama: Façamo-nos um nome (4). E
desejavam segurança: Para que não sejamos
espalhados sobre a face de toda a terra. Ambas as metas seriam
alcançadas somente pelo empreendimento humano. [...] O
interesse principal deste povo estava numa torre (4), embora
também houvesse a construção de uma
cidade. A torre ia alcançar os céus"
(Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a
Deuteronômio. Rio de Janeiro: CPAD, p.55).
III - A INTERVENÇÃO DE DEUS EM
BABEL
Para salvar a humanidade de si mesma, Deus interveio, confundindo-lhe a
língua. Em seguida, dispersou os descendentes de
Noé, para que povoassem as mais distantes ilhas e
continentes. Em seguida, o Senhor chamou Abraão para ser o
pai, na fé, de todas as famílias da Terra.
1. A confusão das línguas.
Visando colocar um ponto final naquele projeto, o Senhor Deus desce
à Terra, e, ali, em Sinear, confunde a língua
daquela civilização (Gn 11.5-7).
Desentendendo-se, os filhos de Noé reagrupam-se de acordo
com sua nova realidade linguística, e espalham-se por toda a
terra.
A rebelião daqueles homens fora realmente grande. Mas como
Deus havia prometido não mais destruir a humanidade (Gn
9.11), decide espalhá-la para que os homens, separados uns
dos outros, tivessem mais oportunidade de sobreviver numa terra
contaminada pela apostasia.
2. O efetivo povoamento da Terra.
Sabemos que Deus forçou os descendentes de Noé
aos confins do mundo (Gn 11.9). Caso isso não tivesse
acontecido, aquela geração teria o mesmo destino
dos pré-diluvianos.
Assim como aquela geração chegou aos confins do
mundo, o Senhor Jesus ordena-nos a levar o Evangelho até que
todos os povos e nações venham a ouvir as Boas
Novas (Mt 28.18-20). Quando isso acontecer, então
virá o fim (Mt 24.14).
3. A eleição de Sem.
A história de Abraão começa logo
após a dispersão de Babel (Gn 11.26-30). Com a
eleição de Sem, delineia-se mais claramente o
período messiânico, que haveria de culminar em
Jesus Cristo, o Filho de Deus (Gn 9.26; Lc 3.23-38).
Em sua infinita sabedoria, fez o Senhor duas coisas por
ocasião da torre de Babel: dispersou os filhos de
Noé e, em seguida, chamou Abraão, para dar
continuidade à linhagem messiânica, da qual sairia
Jesus, o Cristo, Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus interveio, confundiu a língua e dispersou os
descendentes de Noé.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
"O paganismo estava indiretamente envolvido nesta história,
pois havia um ímpeto construtivo em
direção ao céu e o único
verdadeiro Deus foi definitivamente omitido de todo o planejamento e de
todas as metas. Mas Deus não estava inativo. Ele observava o
que estava acontecendo e logo mostrou sua
avaliação da situação. O
homem não foi criado como ser independente de Deus. Ser
'à nossa imagem' (1.26) significava que o homem estava
dotado de grandes poderes e que era totalmente dependente de Deus para
sua essência de vida e razão de ser. [...] O
julgamento de Deus logo manifestou estas ilusões. Para
demonstrar que a unidade humana era superficial sem Deus, Ele
introduziu confusão de som na língua humana.
Imediatamente estabeleceu-se o caos. O grande projeto foi abandonado e
a sociedade unida, mas sem temor de Deus, foi despedaçada em
segmentos confusos. Em hebraico, um jogo de palavras no
versículo 9 é pungente. Babel (9) significa
'confusão' e a diversidade de línguas resultou em
balbucios ou fala ininteligível" (Comentário
Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio.
Rio de janeiro: CPAD, p.55).
CONCLUSÃO
A fim de preservar a sua obra, o Senhor Deus promulgou duas
ordenanças quanto à sua
criação. Em primeiro lugar, a
povoação de toda a Terra (Gn 9.7). E, por
último, a Grande Comissão, através de
Jesus Cristo: "É-me dado todo o poder no céu e na
terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco todos os dias, até à
consumação dos séculos.
Amém!" (Mt 28.18-20).
Contra o globalismo, cuja missão é submeter o
mundo aos caprichos de Satanás, só mesmo a
obediência aos termos da Grande Comissão.
Evangelização e missões,
já. Maranata, ora vem, Senhor Jesus.
PARA REFLETIR
A respeito de "O
Primeiro Projeto de Globalismo", responda:
1 • O que foi a segunda
civilização?
Após o Dilúvio, o Senhor firmou uma nova
aliança com Noé. E, assim, o patriarca deu
início à segunda
civilização humana.
2 • Em que consistiu a apostasia de Cam?
O episódio da vinha de Noé acabou por revelar a
irreverência de Cam, o seu filho caçula.
3 • Quem foi Ninrode?
Ninrode, filho de Cuxe e neto de Cam (Gn 10.6-9). Ele é
descrito como “poderoso caçador diante do Senhor".
4 • O que Deus fez para a salvar a humanidade
de si mesma?
Para salvar a humanidade de si mesma, Deus interveio, confundindo-lhe a
língua.
5 • Para que Deus chamou Abraão?
Deus chamou Abraão, para dar continuidade a linhagem
messiânica, da qual sairia Jesus, o Cristo, Verdadeiro Homem
e Verdadeiro Deus.
Fonte:CPAD
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