Lição
3 - A Natureza do Ser Humano
Lições Bíblicas do 1º
trimestre de 2020 - CPAD | Classe de Adultos | Data da Aula - 19 de
Janeiro de 2020.
TEXTO ÁUREO
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo." (1 Ts 5.23)
VERDADE PRÁTICA
Nossa tríplice natureza -
física, mental e espiritual - deve ser plenamente consagrada
a Deus, para que o mundo veja, em nosso ser, a imagem e a
semelhança do Criador.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.7: O corpo humano veio da terra
Terça - Jó 27.3: A alma humana veio de Deus
Quarta - Pv 20.27 (ARA): O espírito humano veio de Deus
Quinta - Hb 4.12: Espírito e alma são
inseparáveis
Sexta - Gn 35.18: A morte é a
separação entre corpo e alma
Sábado -1 Co 15.49-57: A glorificação
da natureza humana
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.26-28;
2.7
26 - E disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a
terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem;
à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse:
Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e
dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e
sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2
7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra
e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente.
HINOS
SUGERIDOS - 46, 101, 238 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Expor que o corpo, a alma e o espírito constituem a natureza
do ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I - Mostrar a complexidade do ser humano;
II - Elencar as características do corpo humano;
III - Destacar a alma como o nosso elo com o mundo exterior;
IV - Relacionar o espirito com o nosso contato com Deus.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O ser humano é um ser complexo. Essa complexidade passa pela
a materialidade e imaterialidade da pessoa que se revelam na
constituição do corpo, da alma e do espirito.
Aproveite esta aula para aprofundar com os alunos a respeito dos
exercícios da piedade cristã. Mostre-os, que da
mesma forma que é necessário ao corpo o
exercício cotidiano, a alma e o espirito precisam cultivar o
exercício diário da comunhão com Deus
por meio da oração, da leitura da Palavra e da
meditação nas Escrituras. É verdade
que devemos cuidar da saúde do corpo, mas igualmente, da
saúde da alma e do espirito.
Nossos pensamentos devem ser levados cativos a Cristo.
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos as partes que constituem a natureza
humana. Veremos que o nosso ser, em virtude das partes que o
compõem, é de tal forma maravilhoso, que chega a
ser inexplicável (Sl 139.14). Além da
substância física (o corpo), possuímos
também uma substância imaterial (o
espírito e a alma). Habilitou-nos Deus, assim, a relacionar
tanto com o mundo físico quanto com o mundo espiritual.
O objetivo desta lição não
é apenas explorar a natureza humana, mas levar
você a consagrar inteiramente o seu corpo, a sua alma e o seu
espírito ao Criador e Mantenedor de todas as coisas.
PONTO CENTRAL
O ser humano é constituído de corpo, alma e
espirito.
I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
A natureza do ser
humano é distinta tanto em relação a
Deus quanto em relação aos anjos. Vejamos por
quê.
1. A natureza de Deus.
Ao contrário do homem, Deus é um ser
simples; possui uma única natureza. Por essa
razão, Ele foi definido, pelo próprio Filho, como
sendo espírito (Jo 4.24). Isso significa que, para existir,
o Senhor não necessita, como nós, de uma natureza
composta de corpo, alma e espírito. O Todo-Poderoso define a
si mesmo como aquele que simplesmente é: "EU SOU O QUE SOU"
(Êx 3.14). Ele existe por si mesmo (Jo 5.26).
2. A natureza dos anjos.
Seres criados e finitos, os anjos possuem igualmente apenas uma
natureza. Eles são descritos como espíritos (Hb
1.14). E, diferentemente de nós, não se
reproduzem através do sexo (Lc 20.34-36). O corpo
angélico é espiritual (1 Co 15.44; Hb 1.14).
3. A natureza dos homens.
Já os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser
descrita como dupla: uma física (o corpo) e uma espiritual
(a alma e o espírito - 1 Ts 5.23). Para vivermos neste
mundo, necessitamos de nossa natureza completa. Se uma apartar-se da
outra, morremos (1 Rs 17.21,22).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A natureza do ser humano é distinta tanto em
relação a Deus quanto em
relação aos anjos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO -
PEDAGÓGICO
É importante que você aproveite a
introdução da aula para mostrar a classe que o
ser humano é um ser integral, ou seja, global. Use este
trecho para aprofundar essa reflexão: "Considerar o ser
humano uma unidade condicional resulta em várias
implicações. Primeira: o que afeta um elemento do
ser humano afeta a pessoa inteira. A Bíblia vê a
pessoa como um ser global, 'e o que toca numa parte afeta a
totalidade'. Em outras palavras, uma pessoa portadora de
doença crônica (no corpo) por certo
terá afetadas as emoções e a mente e
até o canal da comunhão normal com Deus. Erickson
observa: 'O cristão que deseja ter saúde
espiritual dedicará atenção a
questões tais como a dieta, o repouso e o
exercício’. De modo semelhante, a pessoa que sofre
certas pressões mentais poderá manifestar
sintomas físicos ou até mesmo doenças
físicas" (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 1996, p.252).
II - AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO
O corpo humano tem as
seguintes características: materialidade, visibilidade e
mortalidade.
1. Materialidade.
Ao contrário dos anjos - seres espirituais -, criados de uma
só vez pela palavra divina (Sl 33.6), o homem - ser material
e físico - veio à vida a partir de uma
matéria já existente: a terra. Deus, pois, formou
Adão, o primeiro genitor da humanidade, do pó de
nosso planeta (Gn 2.7). O mesmo pode-se dizer de Eva, que, provinda do
homem, possui a mesma substância deste (Gn 2.21,22). Desde a
sua criação, o ser humano vem reproduzindo-se e
enchendo a terra (Gn 1.28; At 17.26).
2. Visibilidade e tangibilidade.
Envolto num corpo material, o ser humano pode ser visto e tocado.
Aliás, a visibilidade e a tangibilidade (aquilo que se pode
tocar) foram as provas que o Senhor Jesus apresentou a Tomé
como evidências de sua ressurreição
física (Jo 20.27). O discípulo
incrédulo só veio a convencer-se da verdade
depois de ter visto e tocado as feridas do Cordeiro de Deus (Jo 20.29).
3. Mortalidade.
Apesar de material, o corpo humano foi criado com a possibilidade de
manter-se vivo para sempre. Se não fosse o pecado,
Adão e Eva estariam, hoje, entre nós (Gn
2.16,17). Mas, por causa de sua desobediência, morreram; o
salário do pecado é a morte (Gn 5.5; Rm 6.23). O
apóstolo Paulo ensina, porém, que, quando do
arrebatamento da Igreja, o que é mortal
revestir-se-á da imortalidade (1 Co 15.53,54). O homem,
portanto, foi criado imortal. Ou seja: com a possibilidade de viver
para sempre, caso não houvesse pecado. Mas, quando recebemos
a Jesus, como nosso Salvador, passamos a desfrutar, desde
já, a vida eterna (Jo 3.15). Ele é Jesus Cristo,
o Filho de Deus! Crer nisso depende a nossa eternidade.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O corpo humano tem as seguintes caracteristicas: materialidade,
visibilidade e mortalidade.
SUBSÍDIO TEOLÓOacute;GICO
“Os escritores sagrados tinham uma ampla variedade de termos
relativos ao ’corpo'. Para os hebreus, ’carne'
(basar, she'er) e ’alma' (nepresh) podiam significar corpo
(Lv 21.11; Nm 5.2, onde o significado parece ser
’cadáver'). ’Força' (me'od)
dizia respeito ao poder físico do corpo (Dt 6.5). Os
escritores do Novo Testamento mencionam a ’carne' (sarx, que
às vezes significava o corpo físico), a
’força' (ischus) do corpo (Mc 12.30) ou, mais
frequentemente, o ’corpo' (sõmo), que ocorre 137
vezes" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1996, p.246).
III - ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR
Só viremos a
entender claramente a nossa natureza espiritual, se aceitarmos esta
proposição: espírito e alma
são inseparáveis. A partir daí,
veremos a alma como a janela, através da qual acessamos o
mundo exterior. Nesse sentido, a morte física é a
separação entre a alma e o corpo.
1. Alma e espírito são inseparáveis.
Em nosso ser, alma e espírito acham-se tão
unidos, que somente a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a
junção (Hb 4.12). Conforme veremos, a alma e o
espírito formam a nossa substância imaterial. E
cada um deles tem uma função
específica em nosso ser.
2. A alma é a janela para o mundo exterior.
Através da alma, o ser humano se expressa e tem acesso ao
mundo que o cerca. Para que isso seja possível, a alma
serve-se dos órgãos sensitivos (Lc 11.34). E, por
intermédio destes, o homem carnal deixa-se atrair pelas
concupiscências da carne e dos olhos (Tg 1.13,14; 1 Jo 2.16).
Por isso, o Senhor decreta: "A alma que pecar, essa morrerá"
(Ez 18.4). O pecado começa na alma e contamina o
espírito e o corpo. Por isso o apóstolo recomenda
a completa santificação de nosso ser (1Ts 5.23).
3. A separação da alma e do corpo gera a morte.
A morte ocorre quando a alma separa-se do corpo. É o que nos
mostra a narrativa da morte de Raquel, a esposa amada de
Jacó (Gn 35.18). Saindo-lhe a alma, ela morreu. Quando isso
ocorre, a alma dos justos é recolhida ao lugar de descanso,
ao passo que a dos ímpios é aprisionada no
inferno (Lc 16.20-31). Observe, pois, que a alma (juntamente com o
espírito) permanece consciente até a
ressurreição do corpo. Enfatizamos que a alma e o
espírito são inseparáveis;
são um único elemento de nossa imaterialidade.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A alma é a janela para o mundo exterior. Sua
separação do corpo gera a morte.
IV - O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS
O espírito
humano, por ser o elo entre o corpo e Deus, é a sede de
nossa comunhão com o Pai Celeste. Na Bíblia,
espírito e alma são tomados, às vezes,
como sinônimos.
1. O que é o espírito.
Em termos simples, o espírito compõe, juntamente
com a alma, a parte imaterial do ser humano. Embora distintos um do
outro, não podem separar-se; somente a Palavra de Deus, como
já vimos, é capaz de alcançar a
divisão entre ambos (Hb 4.12). Em virtude de suas
faculdades, o espírito humano atua como a sede de nossas
afeições espirituais (Sl 77.3,6).
2. O elo entre o nosso corpo e Deus.
É por meio de nosso espírito que nos comunicamos
com Deus (Ap 1.10). Foi em seu espírito, portanto, que
João recebeu a revelação do
Apocalipse. Paulo, no serviço missionário,
estava, no espírito, em comunhão com Deus e com
os irmãos (1 Co 5.4).
3. A sede de nossa comunhão com Deus.
Através de nosso espírito, temos
experiências e encontros com Deus (Sl 143.4,7). Eis a
experiência do profeta (Is 26.9). Portanto, a verdadeira
alegria divina manifesta-se, em primeiro lugar, em nosso
espírito, pois é neste que todo o nosso ser
consagra-se ao serviço divino (Sl 51.12; Rm 1.9). 0 nosso
espírito tanto fala em mistérios quanto ora (1 Co
14.2,14,16).
O espírito também pode abrigar o orgulho e a
soberba (Pv 16.18). Por isso, quando o ímpio
falece, o seu espírito (e também a alma,
porquanto ambos são inseparáveis) é
aprisionado até o julgamento final (1 Pe 3.19).
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
O espírito é o elo entre o nosso corpo e Deus,
é a sede da nossa comunhão com o
Altíssimo.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"O termo ruach
é 'espírito', encontrado 387 vezes no Antigo
Testamento. Embora o significado básico seja 'ar em
movimento', 'vento', 'sopro', 'hábito', ruach
também denota 'a totalidade da consciência
imaterial do homem' (Pv 16.32; Is 26.9). Em Daniel 7.15, ruach
está contido no seu invólucro, o 'corpo'. J. B.
Payne indica que tanto nepresh quanto ruach podem partir do corpo na
ocasião da morte e, mesmo assim, existir num estado separado
dele (Gn 35.18; Sl 86.13)" (HORTON, Stanley (Ed). Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 1996, p.247).
CONCLUSÃO
O homem
é um ser tanto físico quanto espiritual. Por essa
razão, Deus requer nossa completa e uniforme
santificação (1 Ts 5.23). Temos de ser santos no
corpo, na alma e no espírito.
Jesus morreu e ressuscitou, a fim de que sejamos santos em todo o nosso
ser. E, quando do arrebatamento da Igreja, apesar de nossas
limitações, o Senhor nos revestirá da
imortalidade e da incorruptibilidade.
Busquemos a santificação. Todo o nosso ser
pertence a Deus. Somos o templo do Espírito Santo. Aleluia!
PARA REFLETIR
A respeito de “A Natureza do Ser Humano”,
responda:
1 • Fale a
respeito da natureza de Deus.
Deus é um ser simples; possui uma única natureza.
Por essa razão, Ele foi definido, pelo próprio
Filho, como sendo espirito (Jo 4.24).
2 • Por que o homem é um ser composto?
Os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como
dupla: uma física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o
espírito).
3 • A alma e o espirito podem ser separados?
Discorra sobre o assunto. Em nosso ser, alma e espírito
acham-se tão unidos, que somente a Palavra de Deus pode
alcançar-lhes a junção (Hb 4.12).
Ambos têm de ser vistos juntos; são
inseparáveis.
4 • Onde fica a sede de nossas
afeições a Deus?
O espírito humano, por ser o elo entre o corpo e Deus,
é a sede de nossa comunhão com o Pai Celeste.
5 • Como João foi arrebatado para obter a
revelação do Apocalipse?
Foi em seu espirito, portanto, que João recebeu a
revelação do Apocalipse.
Fonte:CPAD
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