Lição
5 - A Unidade da Raça Humana
Lições Bíblicas do 1º
trimestre de 2020 - CPAD | Classe de Adultos | Data da Aula - 02 de
Fevereiro de 2020.
TEXTO ÁUREO
"Não temos nós todos um
mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos
desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais?"
(Ml 2.10)
VERDADE PRÁTICA
Apesar das muitas línguas, povos e
nações, toda a humanidade provém de um
único casal: Adão e Eva; nesse sentido, somos
todos irmãos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 17.26 - Todos somos filhos de Adão e
Eva
Terça - Ml 2.10 - Em Adão e Eva, somos todos os
irmãos
Quarta - Gn 11.1 - A unidade linguística primitiva
Quinta - Rm 5.12 - Em Adão, todos pecaram
Sexta - Jo 3.16 - Em Jesus, todos podem ser salvos
Sábado - Rm 10.12 - Em Jesus, todos somos um
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 17.22-28
22- E, estando Paulo no meio do Areópago, disse:
Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
23- porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei
também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido.
Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo
é o que eu vos anuncio.
24- O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor
do céu e da terra, não habita em templos feitos
por mãos de homens.
25- Nem tampouco é servido por mãos de homens,
como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem
dá a todos a vida, a respiração e
todas as coisas;
26 - e de um só fez toda a geração dos
homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos
já dantes ordenados e os limites da sua
habitação,
27- para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem
achar, ainda que não está longe de cada um de
nós;
28- porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como
também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos
também sua geração.
HINOS
SUGERIDOS - 45, 382, 453 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Esclarecer que toda humanidade provém de um único
casal: Adão e Eva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I - Apresentar a unidade racial do ser humano;
II - Discorrer sobre a unidade linguística original da
humanidade;
III - Refletir sobre a unidade em Cristo.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Palavra de Deus nos mostra que o ser humano originou-se de um casal,
Adão e Eva. Por isso, eles são os nossos pais. O
pecado cometido pelo casal atingiu a humanidade inteira. Entretanto, em
Cristo, o homem perfeito, fomos regenerados e reconciliados com Pai.
Tornamo-nos parte de uma grande comunidade espiritual a qual o nosso
Senhor fundou: a Igreja.
Esta lição nos mostra que a humanidade tem um
tronco comum: Adão e Eva. A unidade humana está
ligada ao primeiro casal e carrega consigo a imagem de Deus fundida no
homem e na mulher. Tudo originou em Deus. E, nossa história,
originou do primeiro casal.
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos a unidade racial, linguística e
divina do ser humano. Constataremos que, apesar da diversidade de
línguas, povos e nações, toda a
humanidade tem uma única origem. Fomos criados por Deus e
provimos de um único casal - Adão e Eva. E, no
princípio, conforme veremos, todos falávamos um
único idioma. Nesse sentido, todos os seres humanos
são irmãos.
A unidade genética da humanidade traz uma
implicação doutrinária muito
importante. No primeiro Adão, todos pecamos e fomos
destituídos da glória divina. Todavia, em Jesus
Cristo, o homem perfeito e Último Adão, todos,
sem exceção, podem ser salvos e reconciliados com
Deus.
Concentremo-nos, pois, nesta lição, e que o
Espírito Santo nos ilumine a entender melhor as belezas e
mistérios da Palavra de Deus.
PONTO CENTRAL
Toda humanidade provém de um único casal:
Adão e Eva.
I – A UNIDADE RACIAL DO SER HUMANO
Neste
tópico, veremos os seguintes assuntos: a origem divina do
homem e a sua unidade racial e psicológica. Essa doutrina
é suficiente, em si mesma, para destruir as bases ateias e
anticristãs do evolucionismo.
1. A origem divina do ser humano.
Embora o homem não seja divino, a sua origem é
inconfundivelmente divina, pois a sua criação foi
decretada e executada por Deus (Gn 1.26-30; 2.7). Portanto, o
aparecimento do ser humano, no Universo, deve-se a um ato criativo do
Todo-Poderoso, e não a um processo de
evolução.
2. A unidade racial do ser humano.
Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a
Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua
diversidade racial e linguística, provêm de um
único tronco genético: Adão e Eva (At
17.26). Logo, existe apenas uma única raça humana
(Ml 2.10). O racismo, por conseguinte, é uma
distorção maligna do ensino bíblico
quanto à unidade genética do ser humano.
3. A unidade psicológica do ser humano.
Conquanto diversos cultural e etnicamente, os seres humanos demonstram
possuir uma unidade psicológica comum (1 Rs 8.46; Ec 7.20;
Rm 15.12). Enfim, todos os homens têm uma herança
psicológica e emocional comum. As
reações podem ser diversas, dependendo da
educação e da cultura de cada povo, mas as bases
psicológicas, repito, são comuns.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A origem divina do homem, a sua unidade racial e psicológica
corroboram a unidade humana.
SUBSÍDIO DIDÁTICO -
PEDAGÓGICO
Você pode aproveitar a introdução desta
lição e refletir acerca da integralidade humana.
Pergunte a classe como ela vê o ser humano? Ele é
só espiritual? Ele é só corpo? E a
questão psíquica? Para fazer essa
reflexão leve em conta o seguinte texto: "Os estudiosos
cristãos os campos da psicologia e sociologia lembra-nos
constantemente de que a Bíblia não é
um livro de ciência. É um relato de Deus e seu
relacionamento com a criação. É um
livro de histórias, ensinos e exemplos de vida. Muitos
destes estudiosos traduziram e interpretaram passagens
bíblicas para compor descrições da
natureza humana. Porquanto não tenham alcançado
unanimidade, parecem estar convergindo para as seguintes
conclusões: Para começar, a Bíblia
oferece um modelo psicossocial (ou seja, pessoal e relacional) geral do
ser humano. A natureza humana é uma unidade psicofisica (ou
seja, carne animada pela alma). As referências ao corpo e
à pessoa interior não indicam partes separadas;
antes parecem referir-se a certas funções da
natureza humana. O corpo é o aspecto do nosso ser consciente
do mundo. Foi criado por Deus e não deve ser considerado mau
em si mesmo. Não temos corpo. Somos corpo. Como Vincent Rush
destacou: ”O corpo é tanto quanto a 'pessoa'
é a alma"' (PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento
Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.212-13).
II - A UNIDADE LINGUÍSTICA ORIGINAL DA
HUMANIDADE
Veremos, agora, como o
idioma falado pelos seres humanos, desde Adão até
Noé, veio a perder-se e como podemos
identificá-lo, hoje, nas línguas e dialetos
falados no mundo.
1. A língua original da humanidade.
A fala é um dos maiores dons que Deus comunicou pessoalmente
a Adão, pois ambos conversavam diariamente (Gn 3.8). O
primeiro homem dominava tão bem a arte do falar, que veio a
recepcionar a sua esposa com um poema admirável (Gn 2.23).
No capítulo três de Gênesis, Deus chamou
Adão e Eva à responsabilidade através
de um diálogo de altíssimo nível;
nossos pais não ficaram na ignorância quanto
às consequências da queda, pois estavam
perfeitamente habilitados, em termos verbais, a compreender o Criador.
A língua falada por Adão e seus descendentes
imediatos, até Noé, não era o
hebraico. Mesmo porque, o idioma falado pelos israelitas só
viria a formar-se, em termos definitivos, bem mais tarde.
2. A confusão linguística em Babel.
Após o Dilúvio, os filhos de Noé
concentraram-se em Sinear, e, ali, intentaram criar um Estado secular e
ateu, para contrariar frontalmente os mandamentos divinos quanto ao
povoamento da Terra (Gn 11.1-3). Como todos falavam uma
única língua, lograram avançar em seus
projetos, provocando uma enérgica
intervenção divina (Gn 11.7). A fim de que os
homens não prosseguissem nesse intento maligno, o Senhor
confundiu-lhes a língua e dispersou-os por toda a terra.
Essa é a origem das línguas e dialetos existentes
hoje no mundo.
3. Indícios da linguagem primitiva.
Apesar dos muitos idiomas existentes atualmente no mundo, é
possível constatar, através de um estudo
histórico e comparativo, que todos eles provieram de um
tronco linguístico comum. Mesmo entre os idiomas mais
afastados entre si, como o português e o chinês,
é possível encontrar um elo, às vezes,
frágil, que os liga à torre de Babel.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Houve uma língua primeva, seguida de uma confusão
linguística. Mas é possível perceber
seus indícios nos diversos idiomas presentes.
SUBSÍDIO BÍBLICO -
TEOLÓGICO
“Confusão de línguas (11.1-9). [...]
Há ironia no monólogo do Senhor. Os povos estavam
unidos, tinham comunicação aberta entre si,
contudo arruinaram estas bênçãos em
rebelião contra o Criador. Deus não permitiria
ser ignorado, e a loucura da ilusão humana de que posses e
atividades criativas eram insuperáveis não
ficaria sem confrontação.
O julgamento de Deus logo manifestou estas ilusões. Para
demonstrar que a unidade humana era superficial sem Deus, Ele
introduziu confusão de som na língua humana.
Imediatamente estabeleceu-se o caos. O grande projeto foi abandonado e
a sociedade unida, mas sem temor de Deus, foi despedaçada em
segmentos confusos. Em hebraico, um jogo de palavras no
versículo 9 é pungente. Babel (9) significa
'confusão' e a diversidade de línguas resultou em
balbucios ou fala ininteligível" (Comentário
Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio.
Rio de Janeiro: CPAD, p.55).
III - EM CRISTO, TODOS SOMOS UM
A unidade humana
não se dá apenas em termos raciais e
linguísticos. Conforme veremos neste tópico,
todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao
pecado e, também, quanto à
redenção.
1. O pecado universal de Adão.
Afirma o apóstolo Paulo que, através de um
só homem, o pecado foi introduzido no mundo (Rm 5.12). E,
conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas
consequências foram universais, porque ele é o pai
e o representante de todos os seres humanos. Eis porque todos pecaram e
foram destituídos da glória de Deus (Rm 3.23).
Todos os seres humanos acham--se ligados, entre si, pela
transgressão de Adão e Eva, nossos primeiros pais.
2. As consequências universais do pecado de Adão.
A consequência imediata do pecado de Adão foi a
sua morte espiritual; a quebra de sua perfeita comunhão com
Deus (Gn 3.23,24). Além da morte espiritual, o homem
experimentaria também a morte física. Haja vista
o caso do próprio Adão. Não obstante
ter vivido até aos 930 anos, veio a experimentar a morte (Gn
5.5).
A morte, portanto, é uma experiência comum a todos
os homens, porque todos os homens, em Adão, pecaram e foram
expostos à fraqueza e à morte (Rm 3.23).
3. Em Jesus Cristo, o segundo Adão, todos podemos ser salvos.
As consequências do pecado de Adão foram desfeitas
por Jesus Cristo, que, na Epístola de Paulo aos Romanos,
é identificado como o Último Adão (1
Co 15.45; Rm 5.15). Através de sua morte, Ele venceu a
morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15).
Hoje, por conseguinte, o nosso elo, com todas as famílias de
Adão, não se dá apenas em termos
genéticos ou linguísticos, mas de igual modo pela
morte e ressurreição de Jesus Cristo. NEle, os
que receberam a fé constituem uma única
família - a família dos santos (1 Co 12.13).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao
pecado e, também, quanto à
redenção por meio de Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"As Escrituras também ensinam que todo ser humano,
individualmente, é pecaminoso em algum sentido. Desde os
tempos no Éden, o pecado tem ocorrido dentro de grupos. O
pecado é claramente encorajado pelas atividades em grupo. A
sociedade contemporânea é uma sementeira de
tendências baseadas em capacidade (desde a vida
embrionária), sexo, raça, antecedentes
étnicos, religião, preferência sexual e
até mesmo em posição
política.
[...] As Escrituras ensinam que os efeitos do pecado se encontram
até mesmo na criação
não-humana. A maldição de
Gênesis 3.17,18 marca o início desse mal, e
Romanos 8.19-22 declara o estado desordenado da natureza. A
criação geme, esperando a
consumação. A palavra grega mataiotês
(‘frustração', ‘vazio', Rm
8.20) descreve a inutilidade de um objeto totalmente separado de seu
propósito original e sintetiza a futilidade do estado
presente do próprio Universo. 0 pensamento divino aqui pode
abranger tudo, desde plantas e animas a quarks e galáxias"
(HORTON, Stanley (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.293).
CONCLUSÃO
Nesta
lição, aprendemos que todos os povos da terra,
apesar de sua diversidade étnica, cultural e
linguística, formam uma única família,
porquanto todos viemos de Adão e Eva. Por esse motivo, o
verdadeiro cristão não aceita ideologias
racistas. Afinal, como vimos, existe apenas uma raça. Nesse
sentido, repito, todos os homens são irmãos.
Em Jesus Cristo, nossa comunhão uns com os outros torna-se
ainda mais forte. Na Igreja, todos somos um, formando um só
corpo. Aleluia!
PARA REFLETIR
A respeito de “A Unidade da Raça
Humana”,
responda:
1 • A que se
deve o aparecimento do ser humano no Universo?
O aparecimento do ser humano, no Universo, deve-se a um ato criativo do
Todo-Poderoso, e não a um processo de
evolução.
2 • Segundo a Escritura, existe mais de uma
raça?
Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a
Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua
diversidade racial e linguística, provêm de um
único tronco genético: Adão e Eva (At
17.26). Logo, existe apenas uma única raça humana
(Ml 2.10).
3 • Qual a origem dos diversos idiomas?
A fim de que os homens não prosseguissem nesse intento
maligno, o Senhor confundiu-lhes a língua e dispersou-os por
toda a terra. Essa é a origem das línguas e
dialetos existentes hoje no mundo.
4 • Por que todos pecamos em Adão?
E, conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas
consequências foram universais, porque ele é o pai
e o representante de todos os seres humanos.
5 • Como Cristo desfez o pecado de Adão?
Através de sua morte, Ele venceu a morte, resgatando-nos
completamente do pecado (Ef 2.15).
Fonte:CPAD
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