Radio Clamor Urgente
RADIO CLAMOR URGENTE
MAPA DO SITE RÁDIO NOMES BÍBLICOS PASTOR LOURIVAL
NOSSO APLICATIVO ESCOLA DOMINICAL BÍBLIA PASTOR DARIO


A CHAMADA DIVINA E AS QUALIFICAÇÕES DO OBREIRO






Texto – Áureo; (Lv 21.17– 24; Ex 18.21).

Pelo Pastor Lourival Caetano de Britto

Fiel é Deus pelo qual foste chamado - ICo 1.9

A Bíblia nos adverte que, nos últimos tempos haveria os obreiros chamados, e os chamados obreiros foi o próprio Jesus quem falou ( Mt 24.11,24).
Com estas e outras referências, a Bíblia nos mostra que nem todas as pessoas que professam a Cristo, é um crente verdadeiro, (Mt 7.21; 25.11).
No Velho Testamento, o homem para servir no ministério, teria que pertencer a casa, a família de Arão, (Hb 5.4), e ser examinado a sua saúde física e seu perfil.
Todavia o ministério de Jesus, que Ele tem concedido à sua Igreja nesta dispensação  é melhor, (Ef 4.11-13; I Tm 3.16).
Vejam as descrições do V.T. para os obreiros:

a)  Para os ministros (Lv 21.17-24)
b) Para os auxiliares (Ex 18.21)

Homens que deviam e devem observar os desígnios de Deus.

a) Capazes (At 6.8; Tt 1.5-12).
b) Temente a Deus (Jó 1.1; Lc 2.25).
c) Homem de verdade, que aborrece a avareza, (ITm 3.3; Pv 28.16; II Tm 3.2-5; Dt 1.5).

Sendo assim os obreiros chamados por Deus, necessitam de pureza, um exemplo de beleza, e perfeição, moral, física, e espiritual.
Portanto para ministrar, os ministros não podam possuírem as seguintes imperfeições:

I. Cegueira

A cegueira fala da falta da visão, fisicamente falando, o cego espiritual, são os que  não vêem as coisas divinas, não podem e nem deve servir sendo cego, (II Pe 1.9-14; Ap 3.17,18).

II. O coxo

Os coxos são aqueles que não possui andar firme, sofrem anomalia, uma perna mais curta do que a outra, ou torta, por isso não podem andar com firmeza. Espiritualmente falando d’aqueles que a Bíblia  registra em (Hb 12.12,13; II Pe 10; Pv 4.26,27).

III. Nariz chato

O nariz chato, é o que mais aparece fica exposto a vista de todos  é obvio que referem aos que entram em questões alheias (Pv 26.17; I Pe  4.15) “Tradução Vida Nova (II Ts 3.11; I Tm 5.22). São pessoas que no seio da Igreja, criam coisas complicadas, metem-se com tudo e com todos, e colocam o nariz nas coisas que não lhes competem, procuram saber de tudo, para depois cometerem com exageros.

IV Membros demasiadamente compridos

É obvio que existem doenças que deformam o corpo, o nome dessa enfermidade é acromalia. O sentido espiritual  refere-se a pessoas, que crescem fora do comum, e da graça, e adquirem todas as deformidades. Analisamos aqui que: Membros se referem a cabeça, os braços, pernas  etc. Há quem ensina dizendo ser órgãos genitais, não é correto, Pedro ensina, crescer na graça e no conhecimento, (II Pe 3.18;  Tt 1.11).

V. Pés quebrados

Certo que um pé quebrado, impossibilita o andar; Espiritualmente refere-se aos que não andam diligentemente diante de Deus, (Lv 25.21; Ef 4.1). São os que sofrem desastres espirituais na vida, e não andam eretos, não dão frutos, embora são protegidos.

VI. Mãos quebradas

Quando falamos das mãos quebradas, estamos falando da invalidade no servir, são os que não trabalham.
É doloroso quando espiritualmente as mãos ficam quebradas para o serviço de Deus.
Em todos os serviços, especialmente no servir ao Senhor com os dízimos, e no que se refere dinheiro para a obra de Deus.
O homem que tem a mão quebrada, não está apto à ocupar cargo nenhum na obra do Senhor.

VII. Corcunda

O corcunda é portador de um defeito não somente feio, é também difícil de usar disfarce, não se pode esconder.
A pessoa que sofre este defeito, não pode olhar para cima, mas somente para baixo, (Pv 15.24).
No sentido espiritual são aqueles que não se importam de olhar para as coisas do céu, unicamente para as coisas desta vida. São aqueles que buscam as coisas materiais,... Veja o que diz  a Bíblia, (Cl 3.1).

VIII Anão

Anão são aqueles que não cresceram  convenientemente no conhecimento e na graça de Cristo Jesus, (II Pe 3.18; os tais ficam ananizados na igreja, não podem alcançar as coisas altas, Isto é: as coisas do espírito, vivem na carne, não cresceram espiritualmente, ( Ef 4.12-14). São pessoas que não evolui espiritualmente. Passam-se os anos e elas ficam na mesma posição de conhecimento, tanto na doutrina como no olhar para a obra de Deus. A Igreja cresce e eles ficam anões.
IX Belidas nos olhos - A belida fala de uma enfermidade que vai pouco a pouco enfraquecendo a visão, a vista fica curta, que somente vê as coisas que estão em baixo, próximo dele.

a) Não percebem  nem discernem os perigos que podem causar danos na obra de Deus.
b) Não se importa com questões de desajuste espirituais ou pecado na Igreja.
c) Não tratam das causas ou casos, não sabem ver quando um fato espiritual, está certo ou errado.
d) Não tem olhos  limpos para ver, (II Pe 1.9; Ap 3.18).

X Sarna

Dentre muitos males, este é o pior, porque é terrível, e contagioso, fala precisamente dos que contaminam outros;

a) São  descontentes e murmuradores, (Lm 3.39).
b) Esses são sarnentos  não se conforma com a posição que tem na Igreja, e querem mais e mais, (I Co 10.10; Fl 2.14; Jd 16,17; Tt 1.10; At 20.30).

XI Impinge

O impingem representa um mal imóvel, são duros de coração, são impuros, não tem raciocínio, para eles tudo se tornam impuro, (Rm 14.14) Tradução Brasileira.

a) o impinge deforma a pele, sua fisionomia não pode ser conhecida claramente pela cor da pele.
b) Além de ser pessoas maliciosas, são introvertidas que nunca expõem sua verdadeira personalidade.
c) Na maioria dos casos nunca se consegue comunhão espiritual com tal pessoa, embora sejam delicadas e tratáveis,(Tt 1.15; II Tm 3.5-7).

XI Quebradura

Quebradura fala dos defeitos físicos ocultos, na vida da criatura, são quebraduras e roturas internas quando são espirituais:

a) Em quem possui tal defeito não se pode confiar.
b) Não são sinceras.
c) Não tem firmeza no que fala, e nem são agradecidas e não tem amadurecimento no caráter.
d) Não produz e não gera filhos na fé, quando se fala de quebradura do testículo, (Lv 21.20).
e) É namorador, paquerador, imprudente que não evita a aparência do mal, (Fl 2.11; Rm 16.17,18; Fl 3.17).

Observamos a expressão de Paulo a Timóteo: "Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo", (I Tm 4.6).

A exigência divina de um corpo perfeito no ministério Levitico, representava a figura perfeita, e moral de Cristo, (Hb 9.13-14), que aponta para as qualificações espirituais requeridas por Deus para o ministério do Novo Testamento.

Oremos, para que Deus levante homens sadios no ministério como modelos espirituais, revestidos de beleza celestial para glória de Jesus Cristo Nosso Salvador.

Amém!

Nosso e-mail para contato:
prlcbritto@hotmail.com






INDEX